Ideias de Gestão

Ideias, conceitos e reflexões relacionadas à gestão de TI, gestão de pessoas, inovação, aprendizado organizacional e melhoria contínua. Para quebrar o gelo, ocasionalmente o blog inclui artigos com curiosidades e dicas de música.

O adestrador de equipes

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Recebi há um tempo atrás um artigo sobre liderança de uma renomada empresa de consultoria estratégica com dicas de um professor de uma renomada universidade. Argumentando que é uma ilusão acreditar que o chefe está sempre no controle, esse artigo dava algumas dicas e truques para aumentar a percepção da equipe sobre quem manda. Dentre elas:

1. Fale mais que os outros, mas não todo o tempo;
2. Interrompa ocasionalmente as pessoas que estão falando, e não deixe os outros interrompê-lo muito;
3. Cruze os braços enquanto fala;
4. Demonstre “flashs” de raiva ocasionalmente;
5. Se você está indeciso se vai ficar sentado ou de pé, fique de pé.

Percebo que há uma enorme literatura baseada em dicas comportamentais para se formar um líder. Dicas de ouro, como: aperte a mão com vigor, olhe nos olhos do interlocutor, busque a aceitação de sua ideia em uma reunião finalizando a frase com um “faz sentido?”. Podem funcionar, mas são truques e técnicas superficiais que basicamente trabalham a imagem e as aparências sociais. Esses truques não farão de você um líder. Podem no máximo te transformar em um adestrador de equipes.

No longo prazo, o que define o líder são seus princípios e valores, e não os truques comportamentais do adestrador de equipes. Princípios e valores como integridade, respeito, coerência, justiça, persistência. Quem não respeita sua equipe não tem o respeito da equipe. Se não há coerência ou integridade nas ações do líder, não há confiança da equipe e consequentemente não há um ambiente próprio para o desenvolvimento. Isso não impede o líder de ser exigente e cobrar resultados arrojados – dentro de um ambiente de respeito, íntegro, com regras claras e ações coerentes.

Cuidar da sua imagem frente ao seu ambiente de convívio, incluindo sua equipe, é sem dúvida importante. Mas não há credibilidade no longo prazo se não estiver sustentado por princípios e valores sólidos.

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Publicado às junho 21, 2013 por em Gestão de Pessoas e marcado , .
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