Ideias de Gestão

Ideias, conceitos e reflexões relacionadas à gestão de TI, gestão de pessoas, inovação, aprendizado organizacional e melhoria contínua. Para quebrar o gelo, ocasionalmente o blog inclui artigos com curiosidades e dicas de música.

Como criar a maior banda de rock do mundo

ledzep

O livro “Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra” (“When giants walked the Earth”) conta a saga do Led Zeppelin, uma das bandas mais importantes na história do rock’n’roll. Os primeiros capítulos do livro se dedicam a contar como a banda foi criada.

Com o fim dos Yardbirds, Jimmy Page não se contentava com uma simples “recolocação no mercado”. Ele tinha um plano um pouco mais ambicioso: criar a maior banda de rock do mundo. Antes de formar a banda, Page já tinha uma clara visão do que buscava e qual seria a nova proposta. Ele já era um guitarrista conceituado na Inglaterra e nos Estados Unidos, faltava então buscar os melhores músicos para compor a nova banda. Na verdade, o nome escolhido não era tão ambicioso assim: “The New Yardbirds”.

Jimmy Page foi a um show para ouvir um vocalista que indicaram a ele. Robert Plant era um rapazinho hippie que cantava em uma banda de folk music. Inexperiente, não conhecia nada dos Yardbirs, mas era um cara boa pinta e tinha uma voz única.

E Robert Plant tinha um baterista conhecido: John Bonham, o Bonzo. Bonzo era um autodidata com um estilo próprio, que estava ficando famoso por forma agressiva de tocar bateria, com uma força tão grande que conseguia fazer um show sem qualquer amplificação. Além de fazer seus típicos solos de 20 minutos com uma energia e técnica incomparáveis até então.

John Paul Jones já era um conhecido de Page. Ambos eram músicos de estúdio, e já haviam gravado juntos. Jones era um baixista “na dele”, mais introspectivo. Era na verdade um multi-instrumentista. Tocava, além do baixo, teclado e outros instrumentos de corda e percussão.

Desde o primeiro ensaio, essa fusão de talentos deu liga. A banda gerava um som tão poderoso para a época que eles se referiam a um “quinto elemento”, visto que o resultado ultrapassava e muito a soma dos talentos individuais. O álbum de estreia foi gravado em nove dias, com poucas inéditas, mas recheado de covers de blues e folk music com a roupagem e o peso do Led Zeppelin. Para um álbum de estreia, foi extremamente maduro e inovador.

O nome “New Yardbirds” ficou tão obsoleto e tão pequeno para aquele novo som que eles mudaram o nome da banda. E veio o nome Led Zeppelin, a partir de uma brincadeira sobre a comparação do peso do som com o choque de um zepelim em queda.

Inicialmente, o Zeppelin teve dificuldades de emplacar na Inglaterra. Decidiram então partir para o mercado americano, onde conseguiram um bom contrato com a Atlantic Records e uma turnê de lançamento. A receptividade foi arrebatadora, e rapidamente o Led se tornou uma das bandas mais importantes da história do rock. O Led Zeppelin entrou em uma espécie de oceano azul do mercado musical, com seu rock pesado, direto, agressivo e calcado nas raízes do rock, blues e folk music em contraponto às músicas “viajandonas” do rock progressivo da época. A mesma formação persistiu até o final da banda, com a morte de Bonzo.

Page definitivamente foi o líder do Led Zeppelin. Mas um líder que entendia e dava espaço para todos aqueles talentos também brilharem. Robert Plant foi ganhando confiança e assumiu rapidamente a posição de front man. Com sua voz poderosa e ótima presença, nos discos seguintes começou também a compor para a banda. John Bonham nunca quis ser o típico baterista que fica no fundo. E se tornou um baterista com grande destaque na banda, com seu som furioso e inconfundível. Um dos grandes sucessos do Led, Moby Dick, tem o famoso e interminável solo de bateria do Bonzo. John Paul Jones era o mais low profile, mas indispensável para a banda, tocando diversos instrumentos nos discos do Zeppelin.

E a criação dessa lenda chamada Led Zeppelin foi sem dúvida o maior orgulho de Page, arquitetada por ele, mas impossível de ser realizada sem potencializar os demais talentos da banda.

Anúncios

2 comentários em “Como criar a maior banda de rock do mundo

  1. Cristiano Freitas
    outubro 9, 2013

    Leandro, parabens pelo texto ao unir o tema de como se forma uma equipe forte com a soma de talentos e de quebra contar um pouco a historia do Led.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às outubro 8, 2013 por em Gestão de Pessoas, Música, Visão e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: