image

Reflexões sobre inovação através da história do Reggae

O livro Adapt – why success always starts with failure, do economista inglês Tim Harford, expõe a teoria de que um dos fatores da inovação é o isolamento. Essa teoria parte do princípio de que novas idéias precisam de um tempo de amadurecimento antes de serem contaminadas pelo senso comum. Charles Darwin constatou isso em sua expedição às ilhas Galápagos. Em ilhas próximas, porém isoladas umas das outras, pássaros de grande semelhança possuíam bicos completamente diferentes. Essa observação foi o primeiro insight para a sua teoria da evolução.

A música jamaicana é um exemplo típico de como o isolamento pode gerar inovação. Os jamaicanos desenvolveram um estilo único que, durante anos, passou por um processo de amadurecimento interno antes de se tornar um dos ritmos mais influentes da música contemporânea.

Devido à proximidade geográfica com os Estados Unidos, nos anos 50 os jamaicanos ouviam bastante Rhythm & Blues de rádios americanas, já que as ondas de rádio chegavam ao país. O estilo foi tão absorvido pela população que, nessa década surgiu um movimento denominado Soundsystem, festas populares que reuniam milhares de pessoas nas ruas que dançavam músicas americanas, tocadas por DJs em grandes aparelhagens de som.

Diversos músicos locais absorveram aquele som, e começaram a tocar essas músicas. Mas a execução dessas músicas rapidamente assumiu um sotaque próprio, com uma mudança marcante no ritmo do piano e guitarra, influenciadas por ritmos locais como o Calypso. Discos começaram a ser gravados e o Soundsystem foi sendo substituído por shows das novas estrelas locais. Nascia um novo estilo musical, denominado Ska. Uma das principais bandas se chamava The Wailers, composta por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer.

Depois do Ska, surgiu o Rocksteady, um estilo que durou pouco mas criou a fundação do Reggae. Era um ritmo mais lento e surgiram as linhas de baixo que predominavam nas músicas. Esse foi um período breve porém importante, pautado principalmente por letras românticas e inocentes.

Logo em seguida surgiu o Reggae. Nesse período houve uma maior profissionalização das produções musicais. O som se tornou mais maduro, os arranjos enriquecidos por metais e órgãos. As letras se tornam mais politizadas e espiritualizadas, com forte influência do movimento Rastafari. Com o reggae, a música jamaicana saiu do casulo o tomou projeção internacional. Jimmy Cliff estréia o filme The Harder They Come, policial com trilha sonora em Reggae, incluindo sua música homônima. Bob Marley se torna uma estrela global e o maior representante do Reggae no mundo.

Após anos de amadurecimento interno, a música jamaicana conquista o mundo e influencia diversos outros estilos musicais, do pop ao punk.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *