Ideias de Gestão

Ideias, conceitos e reflexões relacionadas à gestão de TI, gestão de pessoas, inovação, aprendizado organizacional e melhoria contínua. Para quebrar o gelo, ocasionalmente o blog inclui artigos com curiosidades e dicas de música.

A Estratégia Emergente

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Nos anos 60, a Honda tomou a decisão de entrar no mercado norte americano de motocicletas. A estratégia definida foi a de conquistar uma fatia do mercado das motos tipicamente americanas, como as grandes Harley Davidson, oferecendo motos japonesas similares a um preço bastante inferior.

Para a implementação dessa estratégia, foi necessário fazer um investimento considerável para criar a divisão norte americana da Honda, trazer as equipes de vendas, montar as revendas e estruturar a assistência técnica.

A estratégia, apesar de parecer fazer sentido, foi um tremendo fracasso. O público americano viu a oferta das grandes motos japonesas com muita desconfiança. A situação ficou mais complicada depois que uma grande quantidade de motos começou a apresentar problemas de vazamento de óleo, ocasionada principalmente pelas viagens de longa distância que fazem parte da cultura dos motociclistas americanos. O volume de vendas estava bem abaixo do esperado e o prejuízo financeiro ainda maior devido aos custos de assistência técnica não previstos.

Só que durante essa tentativa frustrada de emplacar no mercado americano, algumas pequenas motos da Honda foram trazidas aos Estados Unidos para facilitar a locomoção da equipe japonesa. As motos, chamadas Super Cubs, eram muito diferentes das típicas motos americanas e começaram a chamar a atenção do público.

Apesar de os vendedores da Honda perceberem o interesse do consumidor americano pelas suas pequenas e baratas motos, houve muita resistência por parte da direção da Honda em criar esse mercado.

Após um bom tempo insistindo nas grandes motos e penando com os resultados, finalmente a Honda reconheceu o fracasso da estratégia inicial e percebeu o enorme potencial de mercado que tinha nas mãos com a venda das pequenas motos populares. Adaptou sua estratégia para focar no mercado das Super Cubs, no qual se diferenciava dos concorrentes com suas simpáticas e baratas motocicletas. Com essa mudança da estratégia, a Honda se estabeleceu no mercado norte americano e conquistou uma relevante fatia de mercado.

A escola tradicional defende a estratégia deliberada, onde uma cúpula diretiva defende e planeja os rumos a serem tomados. Já estratégia emergente é bastante relacionada à cultura de aprendizado corporativo. Ela se baseia na percepção do estímulo e da resposta do ambiente e da adaptação dos rumos tomados onde se assumem as falhas do modelo atual e se abraçam as novas oportunidades que se apresentam.

A estratégia emergente por si só pode ser caótica se não houver diretrizes iniciais. A estratégia deve evoluir a partir da combinação de ações deliberadas e o aproveitamento de situações não previstas como oportunidades de aprimoramento.

Nos dias de hoje, percepção e adaptabilidade são fundamentais em qualquer estratégia.

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Publicado às agosto 28, 2014 por em Aprendizado corporativo, Estratégia, Solução de problemas, Visão e marcado , .
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